Receitas Com Cheirinho a Natal – PARTE III

Dezembro 15, 2017by Neide Rangel
Bacalhau_Broa.jpg

Laughter is timeless; Imagination has no age; And Dreams are Forever – Walt Disney

TIC TAC, TIC TAC … Está quase a chegar o grande dia onde me encontro novamente com o meu querido Pai Natal!  Não sei quanto a vocês, mas isto só é sinal que (até) me continuo a portar bem 🙂

E Natal sem Bacalhau não é Natal … partilho uma receita diferente, cheia de sabor e confeccionada sempre com muito Amor.

BACALHAU COM “BROA” 

INGREDIENTES (Para 8 pessoas)

  • 8 Postas de Bacalhau
  • 1 Molho bom de Espinafres (podem utilizar Grelos)
  • 2 Pães da MIOLO de Batata Doce e Milho
  • 1 Molho de Coentros
  • Alho (eu utilizo muito)
  • Azeite Extra-Virgem
  • Couves Variadas

PREPARAÇÃO

  1. 3 Dias antes deixe as postas de Bacalhau num recipiente com água e vá trocando diariamente por água nova.
  2. No dia coza as postas e bacalhau e reserve, quanto conseguir desfiar o Bacalhau, de forma a não ficar demasiado desfiado, mas em lascas; Não elimine a água. Coloque logo o forno a pré-aquecer a 180ºC.
  3. Com a água do Bacalhau dê um entalão nos espinafres, já lavados e arranjados. Entretanto pode colocar a cozer as couves (eu não dispenso as couves).
  4. Entretanto com a ajuda da Bimby ou processador de alimentos, coloque o pão MIOLO aos pedacinhos, alho laminado, um bom fio de azeite e o molho de coentros (sem talos e já lavados). Pique grosseiramente e caso seja necessário vá adicionado aos poucos o azeite de forma a ficar picado, mas sobrinho (não em pasta).
  5. Numa frigideira larga coloque alho picado e fio de azeite para saltear os espinafres. Em simultâneo, numa panela coloque a ferver (ligeiramente) azeite com bastante alho laminado (este será o azeite para temperar toda a travessa que irá ao forno).
  6. Por fim, numa travessa alta e larga distribua os ingredientes: azeite aromatizado, lombos de bacalhau, espinafres. Va regando com o azeite aromatizado (não necessita de exagerar, depois pode colocar na mesa a mais para quem quiser servir). Por fim coloque a “Broa” e leve ao forno pré-aquecido, perto de 20 minutos ou até o tempo da “Broa” estar mais crocante.
  7. Sirva uma boa dose de couve a acompanhar o seu Bacalhau.

 

E que tal parece-vos bem ?! 🙂

Espero que vos seja útil este TWIST cheio de Magia de Natal.

 

BOM APETITE !!!